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O que é inbound marketing?

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Você sabe o que é inbound marketing?

Inbound Marketing nada mais é, do que, uma forma de fazer marketing trabalhando fatores que possam influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Seja na produção de conteúdos voltados para a atração e conversão, é o cliente quem passa a procurar a empresa. Você já parou para pensar que as pessoas estão, o tempo todo, procurando respostas para as suas dúvidas, problemas, aflições e até mesmo para as simples necessidades do dia a dia?

É bom ter em mente que a jornada de compras de cada cliente acontece em caminhos e duração diferentes e o Inbound Marketing não negligencia nenhum deles (mas os trata de maneira distinta). A venda se torna a consequência de um relacionamento de confiança estabelecido entre ambas as partes..

Mas atenção: diferente do que muitas pessoas acreditam fazer Inbound Marketing não é simplesmente criar um sem número de conteúdos e postar num blog. É preciso entender e tratar cada persona (cliente ideal) de acordo com seus anseios e necessidades para que todas as ações estejam voltadas para a conversão (compra de um produto, contratação de um serviço, etc.).

Fazer Inbound Marketing exige foco em resultados e um olhar sempre à frente, buscando preparar o terreno para que o seu cliente em potencial sinta-se seguro em fazer negócio com a sua empresa.

O compartilhamento é um dos pilares desse trabalho. Fazer com que a informação certa chegue para a pessoa certa e no momento certo é um dos maiores desafios, afinal, estamos cada vez mais hiperconectados e isso nos torna seletivos e exigentes com aquilo que vamos consumir, por isso, conhecer em detalhes quem é a persona (cliente ideal) com quem queremos falar é crucial para o sucesso do Inbound Markeitng.

As etapas do inbound marketing

1º Atrair

Através de conteúdos em diversos formatos (textos, áudio, vídeo, imagem e etc), a erapa de atração visa captar visitantes para um site ou página de conversão. É importante ter em mente que isso de dará através de um bom posicionamento orgânico nos buscadores para palavras chave relacionadas ao produto ou serviço.

O investimento em campanhas em Google Adwords, Facebook ADS, ou até mesmo e-mail marketing para listas segmentadas.

2º Converter

Com a oferte de um conteúdo que seja do interesse do visitante do seu site, passamos para a etapa de conversão.

Em troca do conteúdo, geralmente se pede como “pagamento” de alguns dados de contato, ou compartilhamento em redes sociais.

A escolha da melhor moeda de troca é fundamental, afinal, ela deve ser proporcional ao conteúdo que se está ofertando e ao perfil do público.

3º Relacionar

De posse dos dados de contato de um visitante, ele passa a ser tratado como um lead, um contato com alto potencial de conversão em venda, com real interesse no seu produto ou serviço.

Essa etapa é crucial para o avanço dentro de um “funil de vendas”.

Importante mostrar que a sua empresa é referência e autoridade no nicho de atuação, que domina conteúdos estratégicos, que ajudam a identificar o grau de interesse do lead.

4º Vender

Ao avançar na jornada de compras demonstrando interesse em comprar seu produto/serviço chega a hora de abordar o lead (que nessa altura do campeonato já é considerado uma oportunidade) para convertê-lo em cliente.

É preciso ter definido quais ações ao longo dessa jornada são sinais claros de que o lead está maduro o suficiente para receber uma abordagem de vendas.

Lembre-se que, diferente do outbound marketing, no Inbound Marketing a ideia é abordar sempre no timing certo, sem avançar o sinal (mas também sem deixar “o bonde passar”).

5º Analisar

Quais os resultados alcançados? O que pode ser melhorado? Existe algum comportamento padrão que possa ser replicado para um grupo maior de leads?

Na fase de análise as perguntas e insights conduzirão um processo de otimização de todo trabalho, a fim de maximizar o retorno de cada etapa da jornada.

5 resultados que você terá com o Inbound Marketing

  1. Aumento de visibilidade da sua empresa/negócio: através da geração de conteúdo de qualidade, sua empresa ganhará mais visibilidade dentro do segmento de atuação;
  2. Diminuição de custos com a aquisição de clientes: com o passar do tempo sua empresa terá criado uma estrutura capaz de gerar leads de forma recorrente, diminuindo os custos com a aquisição de novos clientes;
  3. Atração de clientes com verdadeiro potencial de compra/aquisição: geralmente, quando alguém realiza uma busca por um determinado Serviço/produto, é porque está considerando fazer uma aquisição. Esse é o perfil ideal de cliente em potencial para sua empresa atrair;
  4. Geração de conteúdos que agregam valor às pessoas: muito mais do que vender um serviço/produto, sua empresa passará a gerar conhecimento, criar autoridade, respeito, confiança. Somados, esses fatores têm um peso determinante na relação com o cliente ideal de qualquer negócio;
  5. Otimização de todo fluxo de vendas: cada cliente em potencial será tratado de forma individual, respeitando o momento em que ele se encontra na jornada de compra (etapas da jornada de compras: aprendizado, reconhecimento, consideração, aquisição).

Invista em Inbound Marketing para não ficar pra trás

Se você já pensa em investir em produção de conteúdo, ou até mesmo em campanhas, possivelmente já está a alguns passos à frente, o que deixa de ser apenas um diferencial.

Investir em Inbound Marketing é um fator divisor de águas para a alta performance do seu negócio na web.

Cada vez mais, as pessoas, pesquisam conscientemente, sobre uma marca ou empresa, na internet, antes de comprar ou assinar serviços.

Mas quanto investir em Inbound Marketing?

Tenha em mente que o investimento e Inbound Marketing pode variar, no começo é mais uma questão de adaptação e análise de retorno. Um valor relativamente baixo de investimento pode não trazer os resultados desejados.

Do mesmo modo, um valor alto também pode ser caracterizado como um gargalo negativo.

De toda via, tenha certeza de sua estratégia e estipule metas para estes, sejam os valores investidos de R$100,00 ou até mesmo R$10.000,00.

A contratação de um profissional para a gestão do seu conteúdo ou tráfego lhe trará mais segurança para a sua estratégia.

Precisando de Estratégias de Inbound Marketing?

Chame a Vorbi, vamos bater um papo e tomar um café.

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