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O que é uma Landing Page?

O que é uma Landing Page?

Um dos termos mais usados e procurados nesse começo de 2022, saiba O que é uma Landing Page

No marketing digital, uma landing page é uma página da web independente, criada especificamente para uma campanha de marketing ou publicidade. É onde um visitante “chega” depois de clicar em um link em um e-mail ou em anúncios do Google, Bing, YouTube, Facebook, Instagram, Twitter ou lugares semelhantes na web.

Ao contrário das páginas da Web, que normalmente têm muitos objetivos e incentivam a exploração, as páginas de destino são projetadas com um único foco ou objetivo, conhecido como call to action (ou CTA, abreviado).

É esse foco que torna as landing pages a melhor opção para aumentar as taxas de conversão de suas campanhas de marketing e diminuir o custo de aquisição de um lead ou venda.

O que é uma Landing Page? E onde podem ser encaixar no funil de marketing?agência vorbi, agência de marketing, agência de publicidade, agência de marketing digital, marketing digital, outbound marketing, inbound marketing, publicidade, publicidade e propaganda, websites, hospedagem de sites, marketing em redes sociais, redes sociais, marketing no instagram, marketing no facebook, marketing de conteúdo, marketing no twitter, branding, naming, criação de marca, criação de logo, campanhas pagas, campanhas orgânicas, SEO, SEM, análise de marketing digital,

Como você pode ver, a página de destino existe depois que os clientes em potencial no topo do funil clicam em um link em um anúncio, e-mail ou em qualquer outro lugar na web. É onde a conversão (como uma compra, inscrição ou registro) ocorrerá.

Espere, nenhuma página pode ser uma página de destino?

Tecnicamente, com certeza. O termo é usado dessa forma no Google Ads e Analytics, por exemplo. Mas nem todas as páginas de destino são iguais. Na Agência Vorbi, usamos o termo “Landing Page” para descrever uma página específica da campanha com apenas uma única frase de chamariz e sem navegação no site.

A principal diferença entre uma página inicial e uma Landing Page
(ou por que as LP são tão boas na conversão)

Abaixo temos uma página inicial e uma página de destino dispostas lado a lado. Veja como a página inicial tem toneladas de links e a página de destino tem apenas um ? Isso é bem típico.

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Embora a página inicial tenha dezenas de distrações em potencial – você pode basicamente chamá-las de “vazamentos” em vez de links – a página de destino é super focada. Ter menos links em sua página de destino aumenta as conversões , pois há menos cliques tentadores que afastarão os visitantes da frase de chamariz. É por isso que os profissionais de marketing sempre usam uma página de destino dedicada como destino de seu tráfego.

Claro, a página inicial parece incrível. Ele mostra a marca, permite que as pessoas explorem uma variedade de produtos (ou serviços) e oferece informações adicionais sobre a empresa e seus valores. A partir daqui, um visitante pode ir a qualquer lugar – candidatar-se a um emprego, ler alguns comunicados de imprensa, revisar os termos de serviço, postar nos fóruns da comunidade etc.

Mas eles não vão necessariamente fazer uma compra. E esse é o ponto.

Esse post é parte do nosso guia Tipos de sites (2022)

A Landing Page para este cliente tem um propósito completamente diferente. Emparelhado com anúncios super elegantes que promovem uma única oferta, tudo nele funciona muito para transformar esses visitantes em clientes . Está fazendo um trabalho melhor para converter o tráfego que a marca já está recebendo. Esse é o poder das Landing Pages!

Tem outra pergunta sobre páginas de destino?

1. O que preciso incluir nas minhas Landing Pages?

Leia sobre a anatomia de uma Landing Page de alta conversão.

2. Eu tenho uma landing page, mas como saber se ela é boa?

Avalie sua página existente usando nosso Analisador de Landing Page de ferramentas como a Unbounce.

3. Qual é a melhor maneira de começar a criar uma Landing Page?

O começo básico e principal, é pensar em o que se quer vender, e como chamará a atenção.

Dica bônus: Chamadas de contato, botões e formulários de cadastro.

Tipos de páginas de destino

Você verá muita variação por aí, dependendo das especificidades do negócio, mas na verdade existem duas Landing Pages arquetípicas (definidas por seus objetivos):

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Landing Pages de geração de leads: também chamadas de páginas de “geração de leads” ou “captura de leads”, elas usam um formulário como seu apelo à ação. Esse formulário quase sempre coleta dados de leads, como nomes e endereços de e-mail dos visitantes.

Os profissionais de marketing B2B e as empresas que vendem itens caros usam esse tipo de página de destino para criar uma lista de clientes em potencial. Às vezes, eles oferecem algo gratuito, como um ebook ou webinar, em troca de informações de contato. As marcas de comércio eletrônico também podem usar essas páginas para criar listas ou oferecer frete grátis ou ofertas especiais também.

Páginas de destino de cliques: frequentemente usadas por profissionais de marketing de comércio eletrônico e SaaS (software como serviço), as páginas de cliques vão direto para vendas ou assinatura. Normalmente, eles têm um botão simples como o call to action que envia o visitante para o fluxo de checkout, ou conclui uma transação.

Como direcionar o tráfego para as Landing Pages

Você vai precisar preencher esse funil cheio de visitantes para que sua landing page funcione. Felizmente, você tem muitas opções. Vamos explorar algumas das fontes mais comuns de tráfego para páginas de destino.

Tráfego de pesquisa paga

A maioria dos motores de busca inclui publicidade paga. Quando alguém procura algo (por exemplo, “clube do queijo do mês”), esses anúncios aparecem claramente marcados, mas não muito claramente marcados nos resultados da pesquisa. Aqui está um exemplo típico do Google:

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Ao contrário dos outros resultados na página, os anúncios pay-per-click são preparados e pagos pelos profissionais de marketing. Alguém que clicar será estimulado pelo seu texto encantador (e, às vezes, pelo seu visual). E você provavelmente os segmentou com base no termo de pesquisa, dados demográficos ou interesses revelados pelo histórico de navegação.

Fundamentalmente, quando você cria um anúncio, você escolhe para onde o link leva o visitante. Sim, você pode optar por enviá-los para sua página inicial. Mas, como exploraremos abaixo, é muito melhor criar uma página de destino independente que corresponda ao texto do seu anúncio e ofereça uma frase de chamariz clara .

Tráfego social pago

A veiculação de anúncios em sites de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn é uma maneira incrível de segmentar pessoas e comunidades que estarão particularmente interessadas em sua marca, independentemente de ainda estarem no mercado.

Em vez de pessoas pesquisando por “clube do queijo do mês”, você pode anunciar para pessoas que adicionaram “apreciação do queijo” à lista de interesses em seu perfil do Facebook. A beleza disso é que você pode se conectar com os clientes antes que eles comecem a procurar seu produto — ou antes que eles o queiram!

Além de oferecer recursos avançados de segmentação, cada canal social tem suas próprias características. O Instagram, por exemplo, funciona bem para produtos e marcas de estilo de vida com forte apelo visual. Por outro lado, os anunciantes B2B preferem usar o LinkedIn para alcançar profissionais que trabalham em setores específicos.

Campanhas de e-mail

O e-mail é frequentemente apontado como o canal de marketing mais eficaz por causa de seu enorme alcance (e baixo custo) em comparação com outras plataformas. Um estudo de 2018 do Grupo Radicati projeta que haverá 4,2 bilhões de usuários de e-mail até o fim de 2022. Isso é mais da metade do planeta!

Uma poderosa combinação de e-mails e páginas de destino pode ser usada tanto para nutrir relacionamentos existentes com clientes quanto para adquirir novos. Depois de criar uma lista de contatos, seu e-mail cuidadosamente elaborado permite atrair os leitores com sua oferta, enquanto a página de destino preenche os detalhes e direciona os visitantes para uma chamada à ação.

Tráfego de pesquisa orgânica

O termo “tráfego orgânico” refere-se a qualquer visitante que venha de uma fonte não paga, como a metade inferior dos resultados de pesquisa do Google ou Bing (SERPs). Ao criar conteúdo atraente e legitimamente útil em seu site ou páginas de destino, você pode garantir que sua empresa apareça com mais frequência em pesquisas relacionadas. Quanto maior a classificação do seu conteúdo, melhor.

Chamá-lo de “não pago” é um pouco enganoso, no entanto. Isso não significa que não há tempo e dinheiro investidos no ranking. (Se apenas!) Há todo um campo de profissionais dedicados a espremer o máximo possível de tráfego orgânico do Google por meio de um equilíbrio de estratégia cuidadosa, conhecimento técnico e criação de conteúdo brilhante. Isso é otimização de mecanismo de pesquisa (SEO) em poucas palavras.

Existem outros canais em que as Landing Pages funcionam?

É impossível cobrir todos os casos de uso que vimos. Você pode veicular anúncios nativos durante um podcast, por exemplo, ou criar questionários interativos ou veicular anúncios impressos tradicionais com códigos QR. Não importa como você preencha o topo do seu funil, uma página de destino ajudará você a aproveitar ao máximo.

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Chame a Vorbi, vamos bater um papo e tomar um café.

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