Como escrever ótimas legendas para o Instagram que lhe trarão mais clientes

Se você deseja expandir seus negócios online, o Instagram é o lugar para estar. É uma plataforma incrivelmente eficaz que, se usada corretamente, pode obter toneladas de novos clientes (sem a necessidade de milhares de seguidores). A chave para o sucesso do Instagram é a criação de conteúdo valioso e compartilhável de forma consistente. Quando dizemos conteúdo, não estamos falando apenas sobre a imagem principal que você publica. Isso é apenas uma parte. Estamos falando da imagem + da legenda.
As legendas estão se tornando cada vez mais importantes para gerar engajamento e compartilhamentos, que substituíram os likes como a principal forma de avaliação do conteúdo pelo Instagram. Resumindo, o objetivo do seu conteúdo do Instagram deve ser gerar engajamento e fazer com que as pessoas compartilhem seu conteúdo (não apenas “curtam” sua linda foto). Neste post, vamos cobrir a diferença entre conteúdo compartilhável e selfie, E como criar legendas que irão chamar a atenção, aumentar o engajamento e trazer clientes pagantes para suas mensagens diretas (DMs)!

A diferença entre conteúdo compartilhável e selfie

Você provavelmente percebeu que o Instagram escondeu ‘curtidas’ em sua plataforma. Este não é um bug. É uma medida deliberada tomada pelo Instagram para mudar o valor do conteúdo de métricas de vaidade (‘curtidas’) para valor (‘engajamento’ e ‘compartilhamentos’).

Se você deseja que o Instagram mostre mais de seu conteúdo, você precisa criar mais conteúdo compartilhável.

Conteúdo compartilhável é aquele que seu público deseja compartilhar (não apenas ‘curtir’). Isso geralmente significa conteúdo que fornece algum tipo de valor e educação. Em contraste, o conteúdo de selfies é, digamos, selfies ou quaisquer outras imagens suas e de outras pessoas. Se você pensar bem, postar uma foto sua na praia ou no trabalho PODE te agradar, mas provavelmente não será compartilhada pelo seu público (porque é menos relevante para eles). Por outro lado, compartilhar uma postagem com dicas importantes para escrever manchetes de sites provavelmente será salv, e compartilhado por seu público, uma vez que fornece um valor claro. E os proprietários de empresas querem ser vistos como pessoas inteligentes e que agregam valor. Agora, vamos mergulhar em como criar legendas valiosas e envolventes para suas postagens no Instagram.

4 elementos para ganhar legendas no Instagram

Para criar legendas no Instagram que sejam notadas, você precisa incluir os 4 elementos abaixo. Estes são baseados em alguns dos excelentes conteúdos criados por Vanessa Lau, você pode conferir aqui.

  1. Gancho
  2. Conteúdo corporal
  3. CTA (Estratégia de PS)
  4. Estrutura

Gancho

O gancho são as primeiras 125 palavras de sua legenda; é o texto que os leitores verão antes de clicarem em ‘…Mais’ para ler.

Existem algumas maneiras de escrever um bom gancho:

  1. Uma declaração contra-intuitiva
    Exemplo: O que a maioria das pequenas empresas NÃO fazem…
  2. Uma pergunta (com base no maior desafio / ponto de dor do seu cliente ideal)
    Exemplo: Você tem medo de lançar um site que não é ‘perfeito’?
  3. Título que chama a atenção e é irresistível para seu público-alvo ideal.
    Exemplo: como conseguir 1.000 seguidores em 7 dias

Conteúdo do corpo

Agora, é hora de fornecer o valor real.

Lembre-se, você só tem alguns segundos para ‘pegar’ um leitor antes que ele continue rolar para a próxima postagem do Instagram, então suas postagens precisam ser claras e atraentes.

Aqui estão 5 ideias de postagens no Instagram que o ajudarão a converter seguidores em clientes:

  • Principais erros:
    Compartilhe os três principais erros cometidos por seu público-alvo. Por exemplo, se você é um fotógrafo de casamento, pode criar uma postagem sobre os 3 grandes erros que os noivos cometem ao tirar fotos de casamento.
    Aqui está um exemplo da Vanessa Lau
  • Dicas rápidas:
    Compartilhe as 5 principais dicas do seu setor. Por exemplo, se você é um coach de negócios, pode compartilhar as 5 principais dicas para encontrar novos clientes no LinkedIn.
  •  Equívocos:
    Esses são nossos tipos de postagem favoritos. Essas postagens desafiam a sabedoria ‘convencional’ e fornecem uma nova perspectiva para o seu público-alvo. Por exemplo, se você está vendendo roupas de bebê, um equívoco pode ser em torno do tamanho de roupas para diferentes idades (ou algo parecido).

Aqui está um exemplo que o tailorbrands fez sobre branding:

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  • Inspiração:
    Compartilhe algo que irá inspirar seu público-alvo; pode ser uma citação ou sua história pessoal de alcançar algum marco ou sucesso.
  • Prova social:

Crie postagens que compartilhem um testemunho do público ou um estudo de caso. Essas postagens são menos compartilháveis ​​(por que seu público compartilharia um depoimento?), Mas servem para aumentar sua credibilidade e atrair mais clientes.

CTAs – A estratégia PS

O Call to Action (CTA) é a parte em que você ‘chama’ o seu público para a ação – seja para compartilhar nos comentários, assinar o seu boletim informativo, agendar uma chamada ou se inscrever no seu curso.

Uma maneira eficaz de fazer seus leitores agirem é ter um CTA primário e secundário:

  • CTA principal: o objetivo é obter um envolvimento rápido e de curto prazo – DMs, comentários, curtidas e compartilhamentos – que irão impulsionar sua postagem no Instagram.

Por exemplo:

Comente abaixo com o seu livro favorito sobre pequenas empresas 🙂

Identifique uma pequena empresa que você AMA nos comentários abaixo!

Dispare um DM se quiser que eu analise seu site gratuitamente!

Coloque seu emoji WFH favorito nos comentários

  • CTA Secundário:
    O objetivo é fazer com que as pessoas cliquem em seu link na biografia e direcionem o tráfego para algo que seja importante para o seu negócio a longo prazo, como seu site, link de inscrição em boletim informativo ou vídeo do YouTube.

No final do seu conteúdo (post no Instagram ou mesmo e-mail), você deve sempre incluir um PS com um CTA que gere um engajamento de longo prazo.

Por exemplo:

  1. PS Deseja obter a lista de verificação definitiva de branding para sua empresa?
    Clique no meu ‘link na biografia’ para obter sua cópia gratuita!
  2. PS Precisa de ajuda para divulgar sua empresa? Clique no link para assistir ao meu vídeo no YouTube sobre branding para empresários.

Agora, a última e última dica para criar legendas de alta conversão no Instagram é sobre como usar a estrutura certa.

Estrutura

A dica nº 1 para criar legendas legíveis no Instagram é certificar-se de que estão bem organizadas e digitalizáveis.

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Isso é tudo!

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