fbpx

Tipos diferentes de websites (2022)

É muito comum pensarmos em criar algum projeto para a web, mas, o primeiro problema é identificar qual são os tipos diferentes de websites que mais se adequam à nossa ideia.

Para simplificar essa questão, e dar entrada à uma verdadeira odisseia sobre web e webdesign, nós da Agência Vorbi, vamos tentar simplificar o máximo possível, essa e outras questões, para você seguir adiante com aquele projeto, ou ideia, e começar a empreender na web.

Mas, quais são os tipos diferentes de websites?

Landing page

A landing page (ou hotpage), é uma única página sobre uma ação de marketing digital, geralmente utilizada com o foco em campanhas, para promover uma marca, ideia, serviço ou produto.

Essa página é extremamente recomendada para ações de lançamentos, onde através de ações publicitárias, marketing, ou até mesmo, ambos, o cliente terá acesso ao conteúdo focado no assunto, além de formulário de contato, vídeos e links rápidos para a alta conversão e interatividade com o usuário/empresa.

Institucional

Pensa em uma apresentação de uma empresa, ou marca, é o que se trata um website institucional, ele pode ser utilizado em diversos segmentos, e está presente em todos os modelos de website, mesmo que, sutilmente, ou até mesmo em partes. O website institucional, é parte crucial de uma boa estratégia de marketing, pois, é através deste recurso que se é apresentada, não só a marca, mas, também todo o seu foco, e ideias, valores e concepções de mercado.

Valorizando ainda mais a os serviços ou produtos. Imagine que, o foco não só a identificação, mas, também a credibilidade e confiança com o seu público alvo.

Portfolio

Um portal de portfolio, resumidamente, em poucas palavras, é onde a empresa expõe todos os seus serviços já feitos, o Interessante deste tipo de site, é a versatilidade em mostrar toda a habilidade da pessoa/empresa, em seus serviços, focando assim, os pontos diferenciais, fortes, em seus projetos já realizados.

Geralmente é a opção mais procurada por profissionais de fotografia e artes, mas, pode ser utilizado desde agências de publicidade (como é o nosso caso), como também, para qualquer um que faça ou preste algum tipo de serviço personalizado, ou artístico.

E-commerce

O mais queridinho e procurado atualmente, o e-commerce, pode não ser simplesmente uma lojinha online, hoje, é comum acharmos diversos segmentos de ecommerce (o que precisaria de um post exclusivo para explicarmos cada um), mas, imagine que, esse pode ser um grande divisor de águas, entre o sucesso e independência de uma pessoa ou empresa.

Blogs

Um blog, não é meramente um espaço de opinião, ou diário (como visto antigamente), os mecanismos de busca, vide google, bing, yahoo e etc, adoram qualquer website que tenha um blog junto, pois, assim a empresa, ao criar um conteúdo autêntico e rico em informações, mostra que domina o seu mercado, e ganha autoridade no assunto, alcançando assim, melhores posições orgânicas em pesquisas.

Um e-commerce bem elaborado, e trabalhado com foco, será a sua principal fonte de renda.

Portais

Vou tentar resumir o mais breve possível sobre web portais, são o conjunto de todos os elementos, ou até mesmo todos os pontos cruciais, dependendo apenas da estratégia a ser aplicada.

Posso utilizar tipos diferentes de websites juntos?

Pode sim e deve! Imagine uma empresa que presta serviços de instalações de vidros, esta por sua vez, pensa em abrir o seu negócio na web, e monta uma estratégia eficiente, onde será construído um portal completo na web.

Dentro deste portal, os seus possíveis clientes encontrarão informações sobre a empresa, e também, informações sobre como fazer manutenções, compra de materiais, e até mesmo os serviços da própria empresa, e ver quais os belos projetos já foram feitos por esses profissionais. Portanto, esse não será só mais um website, mas, sim, um portal, onde será feito um pouco de cada tipo diferente de website (landing page, e-commerce, blog, institucional e portifólio).

Ou seja, e resumindo, não é apenas um site que fará a sua empresa ter sucesso na web, é preciso sempre pensar estrategicamente e identificar qual informação será passada aos usuários, além de outros pontos que vamos abordar no nosso blog, como UX/UI design, campanhas pagas, páginas orgânicas, redes sociais entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hey, utilizamos cookies para melhorar e garantir segurança em sua navegação.
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Olá, ainda precisa de ajuda com um website?